domingo, 14 de junho de 2015

Madeiras usadas
 
Pilares
 
A decisão de não aparafusar, pregar, ou usar qualquer tipo de ferragem directamente na árvore foi unânime. A  nossa ameixoeira já é muito velhinha e qualquer ferida podia ser-lhe prejudicial. Sabemos que existem ferragens próprias para uso nas árvores - consultar https://en.wikipedia.org/wiki/Treehouse_attachment_bolt - (iremos dedicar um capítulo dedicado a este tema), no entanto optamos por suportar a casinha em quatro pilares.
 
Desta forma partimos para o desenho da árvore tendo como base os 4 pilares. A partir desta decisão foi muito fácil começar com a construção.
 
O desenho dos pilares, pavimento e barrotes de suporte para o pavimento foi feito com o objectivo de calcularmos a quantidade de barrotes necessários.
 
 

 
 
 
De notar que se decidires usar mais do que uma árvore para suportares a tua casa da árvore podes fazê-lo usando as ferragens próprias ou podes usar também a solução dos pilares (exemplos em baixo).
 

 
 
 
 
Os barrotes escolhidos foram de 8x8 cm. Suficientes para suportarem o peso da casinha e dos ocupantes. Uma vez que a casinha se destinava aos nossos pequenos, o dimensionamento dos barrotes foi ideal.
 
Desta forma tanto os pilares como os barrotes de suporte exteriores (que iriam suportar o pavimento) foram de 8x8 cm - ver foto em baixo.
 
 
 

Pensamos importante nesta fase informar a origem de toda a madeira que usamos no nosso projecto: Serração António de Barros Presa & C Lda, Av. São Cristóvão 2296, 4500 Mozelos. Outras serrações mais próximas de tua casa devem ser contactadas.
 
Nunca compres madeira em grandes superfícies. Usa barrotes/ripas/tábuas que tenhas na garagem, que encontres em casa de familiares, serrações. A única razão para não o fazeres é o preço. Normalmente sai mais dispendioso comprar barrotes, ripas e até mesmo lambris (que servem para fazer as paredes e forros) nas grandes superfícies do que nas serrações. E é muito fácil encontrar alguma que não esteja a mais de 20/30 km de tua casa, basta perguntar ao Google.
 
No próximo post tentaremos pormenorizar como fixamos os pilares no terreno e como fizemos a ligação entre eles. Com esta dica pensamos que vos vamos fazer poupar muito tempo.
 
Temos muito que queremos dizer, mas achamos que ao passar pequenas dicas de cada vez vos faça entender passo a passo todas as nossas decisões.
 
 
 

Se tiveres qualquer dúvida não hesites e coloca todas as questões que quiseres. Queremos ajudar!

Sem comentários:

Enviar um comentário